Stress no Trabalho 2
Repórter: LARISSA TRONFINE MENEZES
Um dos males do qual as pessoas são vítimas, atualmente, é o estresse no trabalho. A psicóloga Camila Ariella Cordeiro, de Monte Alto(SP), explica que o estresse no trabalho, por exemplo, pode estar relacionado a uma carga excessiva de tarefas solicitadas ao profissional nas diversas áreas, onde geralmente é submetido a uma pressão e solicitação constante, o que pode apresentar o sofrimento psíquico, principalmente quando se percebe “impotente”, por não conseguir manter o ritmo e desempenho esperado, na sua atividade profissional.
"Uma das principais causas para o estresse pode ser a vivência sob contínua pressão, sendo o tempo todo cobrado não só no trabalho como também na vida de uma maneira geral. O papel de multifuncionalidade também pode estar ligado, as condições de trabalho, problemas de relacionamentos com grupo de trabalho ou com responsável pelo setor", observa.
Ela destaca também que outros fatores podem ser levados em consideração como alterações do sono, falta de estímulos, mudanças determinadas pela empresa e mudanças devido às novas tecnologias. "Além de desenvolver o estresse, algumas situações podem desenvolver a perda do interesse pelo trabalho", diz.
Hoje em dia toda a profissão gera estresse, mas algumas, como profissionais bancários, atendentes de telemarketing, e setores financeiros, devido à demanda, oferecem naturalmente maiores situações de estresse.
"Alguns dos sintomas físicos do estresse mais comuns são: sensação de cansaço (fadiga), dores de cabeça, insônia, dores no corpo, palpitações, alterações intestinais, náuseas, tremores e resfriados constantes", explica a psicóloga.
Ela ressalta que o estresse ambiental, por exemplo, pode exercer grande influência na maneira como o indivíduo se comporta socialmente e pode torná-lo agressivo ou depressivo gerando angústia e sensibilidade emocional.
“Entre os principais métodos