economia e mercado
1. A Economia e a necessidade de escolha
1.1. O conceito de Economia
As pessoas necessitam alimentar-se, vestir-se, receber uma educação, etc.; para isso, há os recursos, mas a renda é insuficiente na hora de conseguir todos os bens e serviços desejados para satisfazer suas necessidades. A satisfação de necessidades materiais (alimentos, roupas e habitação) e não-materiais (educação, lazer, etc.) de uma sociedade obrigam seus membros a se ocuparem de determinadas atividades produtivas. Por intermédio dessas atividades, produzem os bens e serviços que necessitam, e que posteriormente se distribuem para seu consumo entre os membros da sociedade.
1.1.1. Definição Economia
A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
De forma intuitiva, pode-se dizer que a economia se preocupa com a maneira como os indivíduos “economizam” seus recursos, isto é, como empregam sua renda de forma cuidadosa e sábia, de modo obter o maior aproveitamento possível.
Problema de escassez
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos (mão-de-obra, terra, matérias primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida. Independente do grau de desenvolvimento do país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade.
Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. A escassez é um conceito relativo, pois existe o desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior que a disponibilidade.
Bens escassos: são aqueles que nunca se têm em quantidade suficiente para satisfazer os desejos dos indivíduos.
1.2. Os Problemas Econômicos Fundamentais