Stress na adolescência
1- Introdução
A adolescência é considerada um dos períodos mais importantes de nossas vidas. Esta fase do desenvolvimento humano, em que a criança se transforma em adulto, delimita o potencial de crescimento psicológico do ser humano. A adolescência caracteriza-se também por ser um período em que há maiores possibilidades dos adolescentes vivenciarem experiências novas e que, exatamente porque são novas, são atraentes.
É nesse contexto que surge o stress que, a princípio, poderia atingir apenas pessoas adultas. No entanto, diversos estudos apontam que o stress está presente em grande escala no adolescente.
2- O que é stress?
O stress é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando é estimulado por fatores externos desfavoráveis.
É um estado psicológico e físico resultante de excessiva exposição a certos estímulos, caracterizado por tensão muscular, fadiga, cansaço, dores nas costas, dificuldade para dormir, dores de cabeça, perda de memória, dificuldade em resolver problemas, entre outros.
O stress é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar.
3- Sintomas.
Em situação de stress, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise — localizada na região frontal do cérebro — libera hormonas que ativam as glândulas supra-renais — que, como o próprio nome indica, localizam-se na parte superior dos rins. Isso faz com que o cortisol seja produzido e lançado na corrente sanguínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa — os glóbulos brancos — causando uma baixa na defesa imunológica do organismo.
3.1- Comportamentais
O stress faz com que as pessoas acabem descontando sua raiva em pessoas que não fizeram nada a ela, podendo muitas vezes até magoá-las, causa falta de vontade para fazer as coisas, esquecimento de outras, etc.
3.2- Físicos
• Problemas cardíacos e gastrointestinais
• Diminuição das defesas do organismo
•