Streptococus
[pic] [pic] Streptococcus Enterococcus
Características gerais dos estreptococos
Cocos Gram positivos com 0,5 - 1 (m
Imóveis
Não esporulantes
Anaeróbios facultativos (fementativos)
Maior exigência nutricional
Crescimento na faixa de 37ºC
Catalase negativos
Classificação dos estreptococos
Padrão de hemólise: (, ( e (
[pic]
[pic]
[pic]
Classificação de Lancefield
Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.
Em 1933, Rebecca Lancefield, trabalhando com o teste deprecipitação utilizou diferenças antigênicas para estabelecer 6 grupos (A até E e N).
Os antígenos (polissacarídeo e carboidrato) utilizados no sistema de agrupamento de Lancefield estão localizados na parede celular (grupos: A, B, C, E, F, G, H e K). Nos grupos D e N estes antígenos são ácidos teicóicos, localizando-se entre a parede e a membrana celular.
Nos grupos B e C estão contidos a maioria dos estreptococos de importância animal
1. Grupo A:Streptococcus pyogenes é o mais importante: beta-hemolítico causa a faringite estreptocócia, a mais comum forma de faringite. 2. Grupo B:Streptococcus agalactiae: pode ser beta ou gama-hemolítico. Causa meningite em neonatos. 3. Streptococcus pneumoniae ou pneumococo: são alfa-hemolítico, causam pneumonia. 4. Streptococcus viridans: não são uma espécie, mas antes um grupo delas de características muito similares. São frequentes nos dentes e podem causar abcessos dentários ou endocardite. Uma espécie é o Streptococcus mutans que pode causarcáries devido à produção de ácidos que danificam o esmalte.
Dinâmica da infecção por estreptococos As infecções estreptocócicas, também denominadas estreptococias, são causadas por