streptococcus
- família Streptococcaceae
-Gênero Streptococcus
-98 espécies e 17 subespécies
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
.Bactérias gram positivas (se coram de roxo-não se descoram com o álcool) VER PAREDE CELULAR GRAM +
.Geralmente imóveis e não formam esporos
.suas dimensões variam entre 0,2 a 1,2 µm e dividem-se em um único plano
.forma esférica
.Formam longas cadeias, mas podem formar pequenas cadeias de quatro células ou de cocos agrupados em duas células.
.Podem ser aeróbios e anaeróbios facultativos
-Metabolismo fermentativo- produzem ácido lático
-São resistentes ´`a desidratacao
.Como as bactérias não se separam facilmente após o plano de divisão, elas tendem a formar cadeias e, assim, podem diferenciar-se dos estafilococos que comumente se dividem em diferentes planos formando grupamentos semelhantes a cachos de uva.
.Encontram-se amplamente distribuídas na natureza
.estão presentes na pele e mucosas do trato digestivo, genital e respiratório, podendo em determinadas condições, causar doença.
.Crescem mais rapidamente em meios de cultura enriquecidos com sangue, soro ou glicose, em pH 7,5 e temperatura ideal de 37 °C
-São um grupo complexo do ponto de vista taxonômico, provavelmente responsável por mais infecções e causando uma variedade maior de doenças do que qualquer outro grupo de bactérias
-Os estreptococos patogênicos produzem várias substâncias extraceluares que contribuem para sua patogenicidade. Entre elas estão os produtos que destroem as células fagociticas, que os ingerem. As enzimas produzidas por alguns estreptococos disseminam infecções ao digerirem o tecido conjuntivo do hospedeiro, levando a uma destruição extensa dos tecidos. Infeccoes também podem se disseminar a partir do local de lesão por enzimas que provocam a lise da fibrina(uma proteína fibrosa) de coágulos sanguíneos.
-Algumas espécies de estreptococos não patogênicos são importantes na produção de laticínios.
Nenhum fabrica a enzima catalase, sendo,