Streptococcus
CURSO: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA GERAL S-II
PROFESSORA: VALDENICE
STREPTOCOCCUS
Eliaquim Mendes
Isabel Cristina
Leiliane Bento
Ruth Barros
Sarah Marques
Quixeramobim – CE
2014
Aprenderemos um pouco sobre os Streptococcus e verificaremos suas funções presentes no nosso cotidiano. Falaremos um pouco sobre a sua classificação, e comentaremos as suas definições. Elas são causadoras de algumas doenças graves, mas, isso não quer dizer que são todos os Streptococcus e sim apenas uma parte delas.
Streptococcus
O Streptococcus é uma bactéria considerada gram-positiva, isso se dá por causa de sua coloração roxa, sendo pertencente, portanto, a família Staphylococcus. Sua estrutura é formada por cocos, ou seja, agrupamentos esféricos. Apesar de preferirem meios aeróbios (que possuem oxigênio) também conseguem se desenvolver em ambientes anaeróbios (que não possuem oxigênio).
O Streptococcus são Homofermentativos, o que quer dizer que quando fermentados a conclusão será o produto ácido láctico. Exemplo Streptococcus Pneumoniae (Imagens Google)
Os Streptococcus são bactérias encontradas na parte bucal e no intestino do ser humano, são transmitidas através do contato, e algumas delas (poucas) podem ser contagiosas. Esses seres microscópicos possuem uma classificação:
Beta: se a *hemólise for total no organismo.
Alfa: se a hemólise for parcial no organismo.
Gama: se não houver hemólise.
*Hemólise: é o tipo de morte celular causada pelas bactérias.
Grupo A: O Streptococcus pyogênes, é uma espécie causadora de doenças graves (do tipo Beta), que precisa de cuidados médicos:
Exemplo: Faringite Estreptocócica (a mais comum); Erisipela (doença subcutânea acarretada pela circulação ineficaz);
Febre Puerperal (pós-parto, ocorre graças a uma infecção no útero pós parto);