STORYTELLING COMO USAR HIST RIAS NA CRIA O DE CONTE DO

562 palavras 3 páginas
STORYTELLING – COMO USAR HISTÓRIAS NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
22-Mar-2013

FGV
Por Sandra Turchi, professora dos MBAs da FGV, e Renata Benigna*

O conceito de Storytelling ainda é novo para a maioria das empresas, tornando-se um desafio, mas também uma grande oportunidade para as marcas que querem dialogar com públicos cada vez mais saturados de informação e, com isso, construírem uma estratégia de relacionamento baseada numa poderosa ferramenta de compartilhamento de conhecimento e emoção.
Mas, afinal, o que é storytelling? Segundo a língua inglesa, é a união das palavras “history”, que está relacionada com fatos reais ou alguma coisa que aconteceu, e “story”, uma estrutura narrativa, geralmente ligada à ficção. Para uma empresa, significa organizar seus fatos reais em uma estrutura de história e trabalhar os elementos e mensagens que compõem a história (story), seguido pela elaboração das obras narrativas (telling).
Segundo a Digitalents, o segredo está em atribuir significados emocionais a elementos técnicos, por meio de um contexto, ao ser relevante, ter um objetivo final e, ainda, trabalhar a curiosidade, ao criar expectativa para que os consumidores queiram saber a continuidade da história e, assim, aumentar as possibilidades de engajamento e desdobramento.
Porém, não adianta apenas contar qualquer história. É necessário que o seu público se emocione com a marca, se identifique com o que está sendo contado; de preferência, que a história cause alguma mudança na sociedade, encorajando a transformação ao inspirar valores maiores, do tipo: criatividade, autoexpressão e verdade, e traga as pessoas para o centro da narrativa, ao personificá-las como o herói, e à marca, como a mentora.
Isso tudo requer um planejamento que obedece a algumas fases, como: ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e encantar. Primeiro, a sabedoria de saber ouvir o cliente e outros eventuais atores do processo para entender como a conversa pode ser relevante. Depois, aprender

Relacionados