Stephen Hawking
Stephen William Hawking nasceu em Oxford no dia 8 de janeiro de 1942,é um físico teórico e cosmólogo britânico.
Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge , onde hoje encontra-se como professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Atualmente, neste momento é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundador do Centro de Cosmologia Teórica da Universidade de Cambridge.
Stephen Hawking é responsável por contribuições fundamentais ao estudo dos buracos negros, e é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein.
A sua vida é marcada pela sua superação de limites. Em 1959, com 17 anos de idade, entrou para a University College, em Oxford, onde estudou física, concluindo o curso em 1962. No mesmo ano, Hawking descobriu que possuía esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que enfraquece os músculos do corpo. Mesmo doente, continuou a estudar até se tornar doutor de filosofia em cosmologia pelo Trinity Hall, em Cambridge, Inglaterra em 1966.
Em 1970, Hawking iniciou o trabalho sobre as características dos buracos negros. Como resultado de sua pesquisa, descobriu que buracos negros emitem radiação. Em 1979, assumiu a posição de professor e regressou, durante os anos 1980, a um interesse sobre as origens do Universo e como a mecânica quântica pode afetar o destino.
Em 1985, enfrentou uma pneumonia e passou a necessitar de cuidados constantes. Imobilizado numa cadeira de rodas, conseguindo comunicar através de um sintetizador de voz, Hawking dá continuidade à sua ciência.
Prêmios, títulos e Medalhas de Stephen Hawking
1975 – Medalha Eddington
1976 – Medalha Hughes
1979 – Medalha Albert Einstein
1982 – Ordem do Império Britânico (Comandante)
1985 – Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society
1986 – Membro da Pontifícia Academia das Ciências
1988 – Prêmio em