steel framing e wood framing
CURSO DE EDIFICAÇÕES
STEEL FRAMING E WOOD FRAMING
ALUNO: RENATO R. CORRÊA
Trabalho apresentado à disciplina práticas construtivas 2,ministrado pelo professor Carlos Eduardo para obtenção parcial de nota.
São Luis
2014
1. INTRODUÇÃO
Para definir os antecedentes históricos da light steel framing é necessário voltar aos Estados Unidos, no século XIX. Naqueles anos, a população do país multiplicou-se por dez, sendo necessário recorrer aos materiais disponíveis localmente e a métodos práticos que permitissem aumentar a produtividade na construção de novas habitações. A madeira, que era já o material de eleição dos povos colonizadores, passou a ser utilizada no novo continente como principal elemento estrutural dos edifícios habitacionais e assim permaneceu até hoje.
Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, o aço era um recurso abundante, e as empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da guerra. Primeiramente usado nas divisórias dos grandes edifícios ou arranha-céus com estrutura em ferro, o aço leve moldado a frio passou a ser usado em divisórias de edifícios de habitação e acreditava-se que poderia substituir a inteira estrutura de madeira nas moradias.
O wood framing também surgiu no século XIX na América do Norte. A primeira foto da casa de madeira foi tirada em 1859, especificamente nos Estados Unidos. Daquela época em diante, o sistema construtivo foi ganhando cada vez mais espaço e hoje é sinônimo de rapidez, eficiência e economia.
O wood framing no Brasil ainda está