Fenome de transporte
Definição:
O termo wood framing refere-se a uma técnica de construção de edifícios muito usada em diversos países do mundo, em especial no continente norte americano e no norte da Europa. O principal material estrutural do sistema é a madeira, aplicada em forma de perfis montantes com 2 polegadas de largura. A secção pode variar das 4 até às 12 polegadas. Um típico barrote utilizado na execução das paredes de uma casa costuma ser designado por "two by four", ou seja, duas por quatro polegadas, numa alusão à secção da peça.
Todos os elementos estruturais acima das fundações são compostos de barrotes e vigas de madeira, cortados em obra e conectados através de pregos e conectores metálicos. A estrutura em madeira costuma então ser revestida com contraplacado ou placas OSB, o que constitui um revestimento estrutural especialmente nas paredes de resistência lateral, ou shear walls. Finalmente, a casa é terminada com madeira decorativa, rebocos, tijolos ou vinyl siding, um revestimento em tábuas plásticas sobrepostas, bastante popular nos EUA. O telhado costuma ser revestido com shingles, ou telhas asfálticas.
Edifícios com estrutura em madeira são especialmente utilizados na construção de moradias unifamiliares ou pequenos blocos de apartamentos. No entanto, nos últimos anos têm sido efectuados avanços na tecnologia relacionada com a engenharia e com os métodos construtivos com o objectivo de construir edifícios mais altos, com seis ou mais andares.
3.1. Origens
O wood framing tem as suas raízes em estruturas de madeira, usualmente com elementos de maior secção, conhecidos nos países anglófonos por timber framing ou half-timbering. O método consistia na construção de uma estrutura em caibros e barrotes de madeira, usualmente conectados através de espigões, cunhas e entalhes. O espaço entre os elementos de madeira, encaixados entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, era então preenchido por argamassa e