STBL
Trabalho sobre segurança de laboratório
Regras gerais de segurança de laboratório
Hector Oliveira Rodrigues
João Paulo de Faria Gonçalves
Belo Horizonte,MG - 4 de Setembro,2015
Fogo
Qualquer incêndio pode ser extinguido por abafamento ou por resfriamento.
O abafamento é mais indicado em casos de incêndios menores; consiste em diminuir a concentração de oxigênio no local/objeto que está em chamas. Sem Oxigênio(Comburente), não há fogo. Extintores de CO2, Pó Químico e Espuma funcionam desta forma. Também é possível fazer o abafamento com um cobertor ou jaleco. O mais indicado para laboratórios é o extintor de CO2 por poder ser utilizado em aparelhos elétricos sem danificá-los.
O resfriamento é feito principalmente molhando a base do fogo, mais indicado para incêndios maiores e o uso é contra indicado em casos de aparelhos elétricos por conduzir eletricidade.
Queimaduras
As queimaduras usualmente tem duas causas: Calor ou substâncias ácidas/Básicas
Se a queimadura for por calor é recomendado lavar abundantemente com água corrente. Se for por contato com algum ácido, lavar o local com alguma base fraca. Exemplo: Solução aquosa de bicabornato de sódio. Em caso de contato com alguma base, lavar com algum ácido fraco. Exemplo: Solução aquosa de ácido acético.
Cortes
Em casos de cortes deve-se lavar com água corrente. Em seguida, estancar o ferimento. Se o corte for profundo, não retirar o objeto ou fragmento do local.
Derramamento de substâncias tóxicas, inflamáveis e corrosivas
Quando substâncias perigosas (substâncias tóxicas, inflamáveis e corrosivas) são derramadas em quantidade significativa é necessário: Evacuar o laboratório, avisar a locais vizinhos e à equipe de segurança, e interditar o ambiente do ocorrido.
EPC’s (Equipamentos de proteção coletiva)
São equipamentos que devem estar localizados próximos de laboratórios ou locais que armazenam/utilizam produtos químicos que podem gerar riscos a saúde