STBL TRABALHO
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
Segurança de laboratório
Química Tecnológica 2015/1
Turma: PF1
Professor: Gaspar Diaz
Belo Horizonte
2015
1. Substâncias Químicas Tóxicas
1.1 - Formas de acesso ao organismo
Substâncias tóxicas são substâncias capazes de provocar danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou em contato com a pele, mesmo que seja em pequenas quantidades. Portanto, há três formas de produtos químicos tóxicos entrarem em contato com o nosso organismo: Inalação, Ingestão e Absorção Cutânea.
A inalação é a forma mais comum e a via mais rápida de entrada de substâncias no organismo. Quanto à ingestão, esta é considerada uma forma de ingresso secundário, uma vez que tal fato ocorre em menor freqüência que as outras. Já em relação a absorção cutânea (em contato com a pele), é correto afirmar que existem duas formas das substâncias tóxicas agirem. A primeira é como tóxico localizado, onde o produto em contato com a pele age na sua superfície provocando uma irritação primária e localizada. E a segunda forma, é como tóxico generalizado, quando a substância tóxica reage com as proteínas da pele ou mesmo penetra através dela, atinge o sangue e é distribuídas para o nosso organismo, podendo atingir vários órgãos. Além disso, é importante saber que apesar da pele e a gordura atuarem como uma barreira protetora do corpo, algumas substâncias como ácido cianídrico, mercúrio e alguns defensívos agrícolas, têm a capacidade de penetrar através da pele.
1.2 - Tipos de efeitos tóxicos
1.2.1 - Efeito imediato, crônico e retardado
Efeitos imediatos ou agudos são aqueles que aparecem imediatamente após uma exposição aguda, ou seja, exposição única ou que ocorre, no máximo, em 24 horas. Em geral são efeitos intensamente graves.
Efeitos crônicos são aqueles resultantes de uma exposição crônica, ou seja, exposição a pequenas doses, durante vários meses ou anos. O efeito crônico pode advir de