Stand up
THASSIANA REIS FÉLIX
MÓDULO: LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
STAND UP: UM GÊNERO DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?
LONDRINA
2012
GILMAR SANTOS JUNIOR
THASSIANA REIS FÉLIX
MÓDULO: LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA
STAND UP: UM GÊNERO DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?
Trabalho apresentado à disciplina 6LET063 – Linguagem como manifestação artística na Universidade Estadual de Londrina (UEL) como requisito parcial para a obtenção de nota.
ORIENTADORA: Professora Mestra Maria Ilza Zirondi
LONDRINA
2012
STAND UP: UM GÊNERO DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA?
INTRODUÇÃO
A proposta da disciplina 6LET063 – Linguagem como Manifestação Artística é trabalhar, como o próprio nome sugere, com a linguagem artística, suas funções, mecanismos de construção e efeitos de recepção considerando os procedimentos sócio históricos e culturais. Pensando nesse contexto, propomos a trabalhar aqui com o gênero stand up. Buscaremos com esse trabalho uma definição para o gênero assim como responder os seguintes questionamentos: Quais são as suas características? A que o gênero se aproxima? Tem como finalidade fazer alguma crítica social? Há alguma relação com os contadores de história? Quais são os famosos que trabalham com esse gênero? E, talvez a pergunta mais importante do trabalho: O que o stand up traz que podemos considerá-lo como uma manifestação artística?
Para responder tais questionamentos, utilizaremos materiais que abordam o gênero como: textos, matérias em sites especializados no assunto, entrevistas de comediantes famosos como também, ao fim do trabalho, analisaremos um vídeo sobre o gênero.
2. STAND UP: OS MODERNOS CONTADORES DE HISTÓRIA
Stand up é uma expressão inglesa que significa ficar em pé. É também um espetáculo de humor em que o indivíduo faz sua apresentação justamente dessa maneira. Essa é a relação para que o gênero fosse denominado dessa forma.
O stand-up tem suas