STAA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: SISTEMA DE TRATAMENTO DE AGUA PARA ABASTECIMENTO
ACADEMICO: SIMONE BUSSOLO
1) TIPOS DE MANANCIAS PARA O ABASTECIMENTO PUBLICO.
R: Os tipos de mananciais para abastecimento público podem ser classificados da seguinte forma:
Superficiais (rios e lagos) = As águas superficiais empregadas em sistemas de abastecimento geralmente são originárias de um curso de água natural. Opções mais raras seriam captações em lagos naturais ou no mar com dessalinização posterior. Devido à água superficial ser facilmente poluída por materiais grosseiros, devem ser colocados no ponto de captação das águas superficiais, dispositivos de proteção contra a entrada de folhas, galhos, peixes e animais mortos. Na captação das águas superficiais, podem ser utilizados dispositivos para manutenção de nível de água, tais como barragens, represas, lagos, vertedores. Nas represas e lagos, é comum a qualidade da água alterar-se com a profundidade, devido à existência de matéria orgânica e outras substâncias.
Subterrâneos (fontes naturais, galerias filtrantes, poços) = As águas subterrâneas são aquelas provenientes do subsolo, sendo classificadas em águas de lençol freático e águas de lençol confinado.
As águas de lençol freático são aquelas que se encontram livres, sob pressão da atmosfera.
As águas de lençol confinado são aquelas que se encontram confinadas por camadas impermeáveis e sujeitas a uma pressão maior que a pressão atmosférica.
Águas pluviais (superfícies preparadas) = Água pluvial é a água provinda das chuvas, que é coletada pelos sistemas urbanos de saneamento básico nas chamadas galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais por tubulações próprias.
2) LOCALIZAÇÃO DA ETA.
R: A seleção da fonte abastecedora de água é fundamental na construção de um sistema de abastecimento. Este local deverá possuir uma vazão capaz de atender a demanda da comunidade, além de uma