SSSSSS
Ainda hoje, a guerra é lembrada por seus horrores. O conflito foi assunto de diversos livros, filmes, documentos etc. A guerra teve tão forte oposição da sociedade norte-americana, que causou a saída dos EUA. Também propiciou o movimento hippie.
O conflito começou em 1955, e logo o Norte começou a invadir o Sul. Os Estados Unidos, procurando tornar o Vietnã um país capitalista, entraram na guerra. Seus soldados utilizavam armas de fogo e tecnologia, enquanto os comunistas do Vietnã utilizavam armas robustas. Apesar da superioridade norte-americana no quesito armas, não conheciam a região como os comunistas e isso os prejudicou profundamente. No meio da guerra, Camboja e Laos começaram a virar parte do campo de batalha junto com o Vietnã.
Mesmo com a superioridade tecnológica, os americanos começaram a recuar. “Foi uma carnificina. Não quero que isso se repita novamente” disse Juan Lopez, soldado americano que lutou na guerra. Esse recuo e as mortes americanas começaram a causar protestos no país todo e movimento hippie, que pregava paz e igualdade entre todos. Seus seguidores procuravam a felicidade, sem preocupações. O movimento se alastrou rapidamente e atraiu milhões de pessoas em todo o globo.
Mas todo esse movimento ocorreu por causa da participação dos EUA na guerra vietnamita. Por que eles entraram na guerra? Simples, para atingir seus objetivos político-econômicos. Se o Norte ganhasse, os americanos não poderiam comercializar com vietnamitas, já que o Vietnã seria socialista. Milhões de mortes causadas por motivos econômicos estadunidenses.
Com a vitória nortenha, o Vietnã se tornou um país socialista sob influência chinesa. Ainda hoje o Vietnã se autointitula uma