adventista da reforma
Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de
Reforma
(IASD-MR)
Templo da IASD-MR em Ruda Śląska, Polônia.
Orientação
Adventista, Arminianista,Cristianismo pacifista Fundador
Henry Spanknöbel, Karl Spanknöbel
Origem
Países em que atua
Gotha, Alemanha, 1925
132 ao todo; mas principalmente no Brasil, nos Estados
Unidos, e naAlemanha.
Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma (IASD-MR) é o nome adotado por algumas denominações do movimento protestanteadventista.
Essas denominações surgiram da falta de consenso na Igreja Adventista do
Sétimo Dia (IASD) da Europa sobre a participação militar na Primeira Guerra
Mundial. Desde então, têm procurado manter uma linha mais conservadora e reformista em relação a Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde questões de saúde, até vestimenta, música, comportamento, relação com o Estado, entre outras coisas.
História
Em 1914 a Divisão Européia da IASD 1 na Alemanha decidiu que se convocado, o adventista deveria participar do serviço militar e da guerra e mesmo trabalhar no sábado durante o período de beligerância. De acordo com
o conteúdo expresso no livreto adventista "O Cristão e a Guerra", que foi um dos principais argumentos usados pelos reformistas em motivo da separação:
"Temos assim demonstrado, agora, em tudo o que até aqui foi mencionado, que a Bíblia ensina, em primeiro lugar: que participar na guerra não é transgressão do 6° mandamento; em segundo lugar, também, que guerrear no dia de Sábado não é transgressão do 4° mandamento."
Este posicionamento particular destes três líderes da Divisão Europeia da
Igreja Adventista do Sétimo Dia; G.Dail, L. Conrad e H. F. Schuberth resultou na dissolução daquela divisão em 1918 e posteriormente pelo comportamento rebelde gerado pelo descontentamento na discordância com seus superiores na exclusão do pr. L. Conrad.2
Alguns membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia,