ssss
Empreender e sustentar são palavras comuns a todos nós, pois desde pequenos convivemos com elas. Sustentar foi o primeiro ato que o bebê teve da mãe ao ser amamentado logo ao nascer. Pouco tempo depois, engatinhando, buscou aprender a andar. “Ops!” Aprender ou empreender. Sim, empreender a andar foi nosso primeiro “empreendimento”.
Objetivo: Empreender de forma mais segura e com maior probabilidade de êxito econômico, geração de valor e resultados.
Portanto, sustentabilidade está ligado a “habilidade de sustentar”. Sendo habilidade, pode ser desenvolvida, aprendida, empreendida.
Assim, sustentar é: segurar, manter, conservar, alimentar, animar etc. (Aurélio Dicionário).
Ao falarmos em sustentabilidade, nos lembramos de “meio ambiente”, ecologia, “ONGs”, “salvar” o planeta. Tão longe de nós!... No entanto, o primeiro ambiente que temos, é o nosso próprio corpo! Que é sustentado pela mãe desde antes do nosso nascimento. Ela nos ensina as primeiras habilidades para a vida. Assim é o nosso primeiro relacionamento, com o qual vamos perceber “o outro”, o ambiente.
Sustentabilidade se faz pela união simultânea de três aspectos:
1. Sustentabilidade ambiental;
2. Sustentabilidade econômica, e
3. Sustentabilidade social.
Essa é a chave do empreendedorismo atual: ambiente (corpo, família, bairro, cidade, estado, país, planeta); econômico (resultados financeiros, profissionais, geração de valor) e social (relacionamentos: familiar, pessoal, afetivo e profissional).
Assim como demonstrado, a sustentabilidade está inter-relacionada com a cultura empreendedora. É fazer mais com menos, é ser economicamente mais eficaz, com menos impacto ao ambiente e mais tempo para desfrutar o convívio social. Depende de cada um de nós a preservação da espécie humana, visto que o planeta, seguramente, sabe se cuidar e quem não se adaptar a ele será extinto, como foram os dinossauros. Ou vai dizer ao “tsunami”:- não foi