SSL Secure Sockets Layer
O protocolo SSL provê a confidencialidade(privacidade) e a integridade de dados entre duas aplicações que comuniquem pela Internet. Isso ocorre através da autenticação das partes envolvidas e da cifra dos dados transmitidos entre as partes. Esse protocolo ajuda a prevenir que intermediários entre as duas pontas da comunicação tenham acesso indevido ou falsifiquem os dados transmitidos.
O servidor do site que está sendo acessado envia uma chave pública ao browser, usada por esse para enviar uma chamada secreta, criada aleatoriamente. Desta forma, fica estabelecida a trocas de dados criptografados entre dois computadores.
Baseia-se no protocolo TCP da suíte TCP/IP e utiliza-se do conceito introduzido por Diffie-Hellman nos anos 70 (criptografia de chave pública) e Phil Zimmermann (criador do conceito PGP).
A primeira versão foi desenvolvida pela Netscape em 1994. O SSL versão 3.0 foi lançado em 1996, e serviu posteriormente de base para o desenvolvimento do TLS versão 1.0, um protocolo padronizado da IETF originalmente definido pelo RFC 2246. Grandes instituições financeiras como Visa, MasterCard, American Express, dentre outras, aprovaram o SSL para comércio eletrônico seguro na Internet.
O SSL opera de forma modular, possui design extensível, e apresenta compatibilidade entre pares com versões diferentes do