Srum
Antes de iniciarmos o desenrolar deste texto, é importante lembrarmos o que é cada termo, SCRUM é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, mecanismo de controle onde ciclos de feedback sobrepõem se ao tradicional gerenciamento por comando é uma forma de planejar e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis mais baixo de operações (desenvolvedores, stakeholders). PMBOK é um conjunto de melhores praticas não é uma metodologia, usado por níveis mais altos (gerente de projetos) afim de iniciar, planejar, executar, monitorar e finalizar um projeto.
Se por alguns minutos pararmos e buscarmos referencias ou informações na internet (“der um google”) encontra-se fácil diversos textos exemplificando as principais diferenças, afinal o Scrum é um framework (estrutura) já PmBok é um guia de boas práticas.
Sendo assim aqui eu poderia desenrolar um texto sobre as principais diferenças entre um e outro, ou ficar exemplificando o que é cada um, mas paro e penso é para mostrar que não sei ou mostrar que sou ótima em ctrl c e ctrl v da internet, mostrar que acredito mais em um e menos no outro?
Prefiro nestes poucos momentos aproveitar a era da diversidade e propor uma leitura que aproxime os dois? afinal com o pouco de experiência que tenho, ambos Scrum e PmBok podem ser encontrados facilmente entre os profissionais de T.I.
Pmbok é defendido pela classe que acredita no gerenciamento tradicional, um guia que trás mais segurança, já o Scrum é ágil, rápido, defende entregas menores.
Saindo do tradicional t.i e em um paralelismo comparo o scrum a um “jovem” e o pmbok a um “velho”, e me questiono como conviver em harmonia? afinal jovens são dinâmicos, aptos a inventar, executam facilmente, e não receiam em inovar já os velhos gostam de julgar, aventuram-se pouco, aconselham muito, amam dirigir a vida dos outros, e seguem regras.
Jovens são revolucionários, espertos e possuem grande