Funções do solo
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Análise de Solo, no Curso de Técnico em Meio Ambiente, Faculdade de Macapá – FAMA.
Professor: Mário
RESUMO
Os solos apresentam funções estruturais enquanto suporte físico dos ecossistemas e constituem várias funcionalidades ecológicas, como a produção biológica e a regulação do ciclo hidrológico de superfície. Vale dizer que os solos também representam um importante meio fixador de carbono e depurador de efluentes, minimizando possíveis impactos ambientais. ( Lorenzo, 2010)
Palavra-Chave: Funções do Solo
INTRODUÇÃO O solo é o componente fundamental dos ecossistemas terrestres, afetando o balanço de energia, o ciclo da água, a ciclagem de nutrientes e a produtividade do ecossistema. Solos são corpos naturais, ocupando porções na superfície terrestre, suportando plantas e as edificações do homem e que apresentam propriedades resultantes da atuação integrada do clima e dos organismos, atuando sobre o material de origem, condicionado pelo relevo, durante um período de tempo. Além da produção de alimentos, o solo tem grande importância ecológica e ambiental. A sobrevivência do homem na Terra depende, em boa medida, da sua capacidade em harmonizar produção agrosilvopastoril com preservação ecológica e ambiental.
CONCEITOS DE SOLO
O solo é um meio poroso com estrutura e biologicamente ativo, que se desenvolveu, e continua se desenvolvendo na crosta da superfície terrestre. O solo pode ser imaginado como sendo a pele que reveste o planeta Terra. A pedosfera é, portanto, o envelope da Terra onde os solos ocorrem e sua formação é atuante. 6 A pedosfera somente desenvolve-se quando há uma interação entre atmosfera (ar), biosfera (vida), litosfera (rochas e seus minerais) e hidrosfera (água)1. Esses cinco