Srtª
Aula tema: Analise de decisão.
No atual contexto sócio-econômico dinâmico mundial, hoje em dia, cada vez mais, as pessoas necessitam enfrentar situações nas quais se deparam com a necessidade da domada de decisão selecionando a mais adequada dentro de um conjunto de alternativas.
Todas as pessoas se deparam com situações (cotidianas ou não) de conflitos em suas vidas, e tem que tomar decisões para solucionar. Quando há apenas uma alternativa para o problema, toma-se de imediato uma ação, no entanto, quando surgem diversas alternativas para este problema, deve-se, antes de executar uma ação, tomar uma decisão (SALOMON, 2010).
A tomada de decisão é um processo cognitivo que consiste na identificação e escolha de alternativas com base nas informações presentes naquele momento e esta escolha está sujeita a erros e a incertezas. Muitas vezes ao procurar tomar várias ações ótimas o decisor acaba chegando a uma alternativa que não é ótima devido à imperfeição da mente humana, tema o qual vem sendo muito estudado por sociólogos e psicólogos (NUNES JUNIOR, 2006). Nem sempre a somatória de ótimos locais resulta no ótimo global, ou seja, nem sempre ao tomarmos as melhores decisões intermediárias resultará na melhor decisão final.
A tomada de decisão é influenciada por fatores relacionados ao subconsciente, vontades, desejos e intuição, no entanto o decisor somente está consciente de apenas parte destes fatores (WISEMAN, 2008). Desta forma, muitas vezes estes fatores prejudicam a decisão e os decisores optam por arbitrar por alternativas que lhes parecem mais convenientes naquele momento em específico. Ressalta-se, no entanto, que apesar de muitas vezes ser encarado como um problema, o processo da tomada de decisão não deve ser encarado como um problema e sim uma oportunidade de gerar alternativas para solucionar um problema (KEENEY, 1992). Ao se deparar com uma situação repleta de alternativas, o decisor se leva a pensar