Sr. Nascimento
Resumo do Tópico 1:
Relações Internacionais e Política Internacional
Noção de Política Internacional
- Conjunto de relações decorrentes entre poderes políticos;
- É o estudo da dinâmica de todas as relações internacionais;
-É um ramo ou capitulo das ciências politicas trata de todos esses problemas nas relações directas entre os poderes políticos que não se consideram reciprocamente subordinados;
- É a arte de decidir oportunamente e com autoridade a solução de conflitos de interesse surgidos na vida dos povos, com o seu campo mais especifico na função governativa do Estado.
- É aquela política feita por um país para um determinado país, ou para o mundo como um todo.Como na política interna, a política internacional tratará de temas como segurança, economia e relações diplomáticas.
Objecto e fins do estudo das relações internacionais:
Depois da Iª G.M. (1914-1918), tornou-se relevante autonomizar o estudo das Relações Internacionais e da Política Internacional. Neste âmbito, muitas disciplinas apareceram (Economia Internacional, Psicologia das relações internacionais, Geografia política, Direito internacional, Diplomacia, Historia da diplomacia, etc.) e lidaram na definição deste novo campo de investigação e de ensino (Universidades Americanas, departamentos especializados nos estudos de certas regiões do globo: América Latina, Próximo Oriente, África, América do Norte, etc.).
O primeiro passo foi o da SdN (década 30) em patrocinar o desenvolvimento desses estudos (Conferencia sobre Estudos Internacionais - Praga 1938); e no domínio das Nações Unidas (UNESCO), tendo em conta o papel destes no mundo, procurou-se desenvolver estudos sobre as relações internacionais. Na Europa, ensinou-se o Direito Internacional para modificar o normativismo deste e incluir uma explicação sociopolítica e conjuntura das normas e práticas internacionais.
Os americanos sustentaram a autonomização do estudo das relações internacionais num