O papel do enfermeiro na sáude de mulheres portadoras do cancer de Mama
Introdução
Compreender as representações que as mulheres acometidas pelo câncer de mama têm, é algo considerado extremamente relevante. Este estudo tem como objetivo entender o cuidado que a equipe de enfermagem tem com mulheres com câncer de mama. Portanto, para melhor apreensão do comportamento das enfermeiras, inicialmente se faz necessário compreender o perfil das mulheres acometidas pelo câncer de mama, o que sentem diante de seu diagnostico e aspectos psicossociais envolvidos. O câncer de mama envolve basicamente 3 etapas que se sobrepõem: o recebimento do diagnostico de estar com câncer, a realização de um tratamento longo e agressivo, e a aceitação de um corpo marcado por uma nova imagem com a necessidade de aceitação e convivência com a mesma. As pacientes com câncer de mama vivenciam experiências de dor física e psicológica durante os diferentes estágios da doença. É muito importante que a família tenha um tempo para lidar com o diagnostico. A mulher acometida por essa doença não tem apenas o seu corpo modificado, mas também a sua imagem corporal e diferentes aspectos da sua vida social e afetiva.
Objetivo
Tem como objetivo identificar quais são os pensamentos e os sentimentos mais comuns vivenciados por mulheres depois de serem diagnosticadas com câncer de mama.
Metodologia
Trata-se de uma revisão dos aspectos emocionais, sociais que envolvem desde a descoberta do câncer de mama até a possível vivencia da mastectomia.
Resultado e Discussão
Quando se pensa em doença, independente do órgão acometido e dos efeitos causados no organismo pela mesma, há um conjunto de sentimentos que se encontram diretamente associados. O momento em que uma pessoa recebe um diagnóstico geralmente é decisivo em sua vida, porque a partir de então, tem a possibilidade de reformular aspectos importantes de sua vida. Algumas conseqüências relacionadas ao diagnóstico do câncer estão associadas aos aspectos sociais, outras ao