Spodopteras
Spodoptera spp. são pragas importantes das plantas cultivadas como algodão, milho, soja, feijão, tomate, sorgo, hortaliças, frutíferas, danificando pela alimentação órgãos das plantas, podendo ocasionar prejuízos significativos. Nos sistemas agrícolas constituídos de soja, milho, feijão e algodão, ocorrem uma oferta continuada de alimento a insetos polífagos como é o caso do gênero Spodoptera. A existência de culturas irrigadas, principalmente nas regiões de cerrado, prolonga no tempo a possibilidade de sobrevivência dos insetos, aumentando o número de gerações nos diferentes agros ecossistemas. Nestas condições as mariposas estabelecem um processo migratório entre lavouras formadas por espécies vegetais semelhantes, mas implantadas em épocas diferentes, como também entre espécies vegetais diferentes. Spodoptera frugiperda é considerada uma praga importante para o algodoeiro no Brasil, causando danos no caule, folhas, botões florais, flores e maçãs. A descrição das características morfológicas e hábitos dos insetos potencialmente pragas, proporciona um conhecimento valioso do ponto de vista taxonômico e econômico, sobretudo para o reconhecimento das espécies no campo, antes que os insetos atinjam a fase adulta ou nível de dano econômico.
4
2.1 Spodoptera cosmioides
Lagartas de S. cosmioides recém-eclodidas possuem o corpo com coloração marrom-claro, possuindo cabeça preta. As pupas apresentam o padrão comum aos noctuideos e são encontradas no solo, abrigadas dentro de um envoltório pouco elaborado, glabras, lustras, de coloração castanha, tendo cremastes pequeno, comprimento em torno de 15 a 30 mm e com largura variando de 4 a 5 mm.
Nos primeiros estádios de crescimento, as lagartas apresentam tom pardo-negro-acinzentado, com 3 listras longitudinais alaranjadas, uma dorsal e duas laterais , com pontos brancos. Acima dos pontos brancos estão presentes triângulos pretos apontando para o dorso do inseto.
Quando bem