Sped
Trabalho apresentado como nota parcial da disciplina de Prática e Pesquisa Administrativa, ministrada pelo Professor Marcos Dutra 2º Período A do Curso de Administração da Faculdade Táhirih.
Orientador: LEONARDO RODRIGUES
Manaus
2010
1-TEMA: ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS
2-DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO CAPACITAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS.
3-PROBLEMA:
Normalmente, cada saída de um funcionário gera a contratação de outro. Neste momento a empresa já teve um custo para selecionar e recrutar o novo funcionário.
Mas o que tem sido realizado para mudar esse quadro?
Que políticas têm sido implementadas?
Qual o procedimento operacional que as empresas adotam para reduzirem a rotatividade dos funcionários?
4-OBJETIVO:
4.1 OBJETIVOS GERAIS
Analisar e avaliar os motivos dos índices atuais de rotatividade e propor alternativas para minimizá-los.
4.2 ESPECÍFICO 1. Analisar o processo atual de gestão de pessoas da empresa; 2. Investigar as variáveis que elevam os índices de rotatividade; 3. Identificar os setores de maior rotatividade; 4. Levantar os custos gerados pela rotatividade na folha de pagamento; 5. Apresentar um modelo de gestão Alternativo para minimizar o índice de rotatividade.
5- JUSTIFICATIVA:
A importância deste estudo esta baseada na necessidade que as empresas têm em baixar a rotatividade e faz com que se tenha um acréscimo na qualidade do produto final, permitindo que os profissionais adquiram mais experiência nas suas tarefas.
O custo da rotatividade de pessoal agrupa custos para as organizações como: demissões e admissões, perda no clima ambiental de trabalho, as pessoas se sentem inseguras quanto a sua permanência na empresa gerando com isto uma queda de produtividade.
Segundo Chiavenato existem argumentos os quais a organização deve levar em conta para preenchimento de cargos, a mesma deve levar em conta o que pretende