Basófilos
Basófilos
Introdução
Basófilos são os leucócitos menos numerosos no corpo humano. Amadurecem na medula óssea, semelhantemente ao processo de maturação dos neutrófilos. Os basófilos permanecem no sangue durante apenas algumas horas e sua duração nos tecidos é desconhecida.
Estas células são o segundo tipo a serem identificadas na série eritrocitária (células de primeira geração). Coram-se com corantes básicos por ainda possuírem pouca hemoglobina.
Sua concentração por mililitro de sangue circulante é de 0,4 a 1,0%.
Mecanismo de Hematopoiese que origina os basófilos
Os basófilos são originados da sequência de mielócitos. A partir do mieloblasto ocorre uma diferenciação em pré-mielócito que posteriormente se transforma em mielócito-basófilo, que origina o basófilo e será liberado na corrente sanguínea.
Descrever a morfologia do basófilo
Possuem granulações grandes, pouco numerosas. Estas granulações são metacromáticas, ou seja, propriedade especial pela qual uma estrutura fixa determinado corante, mas exibe cor diferente. Assim os grãos basófilos se coram de vermelho sendo que foi utilizado o corante azul-de-toluidina. Corante este considerado marcador de basófilo.
Detalhar funções que o basófilo realiza no sangue
Basófilos circulantes são funcionalmente semelhantes aos mastócitos, que se localizam próximo aos capilares do corpo. Ambos liberam heparina no sangue, uma substância capaz de impedir a coagulação nos vasos sanguíneos.
Estas células são de suma importância em alguns tipos de reações alérgicas:
IgE tem propensão especial de adesão aos basófilos e mastócitos. Quando o antígeno específico reage com o IgE específico (ligação antígeno x anticorpo), ocorre a ruptura deste basófilo que libera na corrente sanguínea quantidades extremamente grandes de histamina, bradicinina, serotonina, heparina, substancia de reação lenta da anafilaxia e uma serie de enzimas lisossômicas. Essas substâncias,