SPED
Crie uma Rede do Ning! Procurar
Pesquisar Blog do José Adriano
Registrese
Acessar
Blog do José Adriano
JAP'sSPED
HOME
MINHA PÁGINA
BLOG
VÍDEOS
MÍDIAS SOCIAIS
CURSOS
SOLUÇÕES
VAGAS
GRUPOS
Todas as mensagens do blog
Meu blog
Adicionar
Automação fiscal, um caminho sem volta
Postado por José Adriano em 2 março 2015 às 12:00
Exibir blog
O Brasil tem servido de exemplo para diversos países no mundo quando o assunto é automação. Um dos trabalhos mais recentes e que tem despertado o interesse de diversas nações é a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), voltada para indústria e atacado. Para se ter uma ideia, segundo dados do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), o Brasil disputa com o México a posição de maior emissor de cupons eletrônicos no mundo. Os números dão uma ideia dessa grandiosidade: desde a implantação do sistema, em 2006, já foram emitidas 10 bilhões de NFe por mais de 1 milhão de emissores, ou seja, 10 bilhões de documentos em papel que deixaram de ser emitidos.
Essa realidade agora começa a ganhar o varejo, com a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe). Para se ter uma ideia do sucesso da iniciativa, implementada em 2012 em forma de projetopiloto com 32 empresas voluntárias em sete estados, ela já é uma realidade em praticamente todo território nacional. Somente em 10 meses — de janeiro a outubro do ano passado —, o número de documentos eletrônicos ultrapassou a marca dos 100 milhões.
Tanto na NFe quanto na NFCe, o código de barras é uma ferramenta fundamental. É por meio da leitura do código no caixa, por exemplo, que se gera o documento eletrônico assinado digitalmente que é enviado à Secretaria da Fazenda. No caso da NFe, as empresas que utilizam o código de barras são obrigadas a colocálo também no documento eletrônico. Esse processo facilita a gestão de produtos e sua rastreabilidade, reduzindo a possibilidade de fraude, desvio ou falsificação de