Sped desafios e oportunidades
SPED – Desafios e Oportunidades para Classe Contábil
RONIVON FERREIRA LIMA
UILLER LOPES ALMEIDA
ALAGOINHAS – BA 2011.1
1. projeto de pesquisa
1. Introdução
Por muito tempo os profissionais contábeis eram conhecidos como guardadores de livros, devido à grande quantidade de escriturações que o mesmo realizava e arquivava. Todavia com o desenvolvimento da contabilidade de custo, contabilidade industrial, contabilidade gerencial, dentre outras, esse profissional passou a ser um importante colaborador para auxiliar a tomada de decisões dentro das organizações. No entanto as atuais obrigações acessórias consomem grande parte do tempo desses profissionais, que continuam gerando livros e mais livros para atender as necessidades dos órgãos fiscalizadores.
O Decreto 6.022/07 de 22 de janeiro de 2007, que instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010), é uma modernização tecnológica do sistema de escrituração atual, constituindo um avanço na informatização entre o fisco e o contribuinte.
Alguns dos objetivos principais do SPED são promover a integração do Fisco, mediante padronização das obrigações contábeis e fiscais, racionalizar as obrigações acessórias para os contribuinte, onde estabelecerá uma transmissão única para todos os órgãos interessados, alem de tornar mais eficiente a identificação dos ilícitos tributários.
Esse novo cenário informatizado exigira profissionais cada vez mais capacitados para o desenvolvimento de suas atividades, onde a compreensão dessa nova era do conhecimento será indispensável para produção de um aprendizado continuado, evidenciando a importância desse profissional contábil na implantação e desenvolvimento desse processo de escrituração.
2. TEMA
SPED – Desafios e Oportunidades para classe Contábil
3. problema