Sped contábil
* sped contábil : O que é : A escrituração contábil digital (ECD), é a parte integrante do projeto SPED e seu objetivo é substituir as escriturações feitas no papel, assim transformando essas informações pra um arquivo, assim tem como obrigação a transmissão digital dos seguintes livros: livro diario e seus auxiliares, se houver, livro razão e seus auxiliares se tiver, livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos. Isso tudo seguindo a instrução normativa RFB n°787/07, estão obrigadas a adotar a ECD. Essas obrigações estão ai desde 2009 para as empresas de lucro real, as de simples nao estao obrigadas .
As regras de obrigatoriedade não levam em consideração se a sociedade empresária teve ou não movimento no período. Sem movimento não quer dizer sem fato contábil. Normalmente ocorrem eventos como depreciação, incidência de tributos, pagamento de aluguel, pagamento do contador, pagamento de luz, custo com o cumprimento de obrigações acessórias (como apresentação de DCTF e DIPJ), entre outras.
*como funciona :
Este arquivo é submetido ao Programa Validador e Assinador – PVA fornecido pelo Sped.
Por meio do PVA do Sped Contábi, execute os seguintes passos:
Esse tipo de SPED é interessante pois ao receber a ECD, ele extrai um resumo (requerimento, Termo de Abertura e Termo de Encerramento) e o disponibiliza para a Junta Comercial competente. Na atual estrutura, cabe à Junta Comercial buscar o resumo no ambiente Sped. Enquanto ela não adota tal providência, ao consultar a situação, a resposta obtida será "o livro digital foi recebido pelo Sped Contábil, porém ainda não foi encaminhado para a Junta Comercial".
IMPORTANTE: Para que um livro colocado sob exigência pela Junta Comercial possa ser