Spe X Pa
Sociedade de propósito específico X patrimônio de afetação
Por Geovane Galão
Superintendente de vendas Online
RESUMO
Tendo
em vista o constante crescimento do mercado imobiliário no pais.
Os adquirentes e instituições financeiras de imóveis em planta necessitam de credibilidade e confiança para investir seu patrimônio nos empreendimentos em que o incorporador pretende construir, por isso as empresas deste setor vem utilizando novas negociações com a SPE e patrimônio de afetação. Antes os adquirentes de imóveis a serem construídos não tinham garantia ao comprar um imóvel na planta, pois a incorporadora possuía um único patrimônio e assim a empresa administrava os recursos de todos os empreendimentos e caso uma obra apresentasse um déficit financeiro ela poderia optar por utilizar recursos de outra obra para a conclusão da que estava com problemas, desta forma os empreendimentos corria o risco de não serem concluídos ou atrasar por falta de recursos. Em uma empresa com SPE ou PA isso não acontece, pois não há desvio cada obra possui patrimônio distinto e não tem comunicação com os bens do incorporador.
Pioneiro
• Em 1999 a empresa Encol, até então a maior construtora da America Latina, faliu, deixando 710 obras inacabadas e 42 mil clientes na mão. A falência foi causada pela criatividade dos diretores da empresa, que usavam o dinheiro de um prédio para financiar a construção do seguinte, até que o castelo de cartas ruiu. O fantasma de uma nova Encol ainda frequenta o pesadelo de quem compra um imóvel na planta.
Mercado Imobiliario
• Um setor que vem sendo cada vez mais explorado no Brasil. No decorrer da atividade algumas construtoras / incorporadoras
‘’sentem a necessidade’’ de separar seus empreendimentos, para que não prejudiquem as atividades principais da organização que é a construção e compra e venda de imóvel.
Neste sentido criam-se empresas de propósito especifico, com o objetivo