Pós Graduado
IOB Online
Em face da publicação da S olução de Consulta Cosit nº 58/2014 - DOU 1 de 18.02.2014, este pr ocedimento foi atualizado. T ópico atualizado:
2. Quadr o de adições.
IRPJ - Lucr o r eal - Pr incipais adições e exclus ões do lucr o líquido - Quadr o pr át ico
Res umo: Este pr ocedimento tr az quadr o pr ático com as pr incipais adições e exclusões do lucr o líquido, que aj udar á as pessoas j ur ídicas tr ibutadas com base no lucr o r eal na consulta e ser vir á como r oteir o, não só no momento da elabor ação da DIPJ, mas dur ante todo o ano.
Sumár io
1. Int r odução
1.1 Valor es ger ados até 31.12.1995
2. Quadr o de adições
3. Quadr o de exclus ões
4. Compens ação de pr ejuízos fis cais
5. Compens ação de bas es de cálculo negat iv as de per íodos ant er ior es
R e t orna r a o Sumá rio
1. Int r odução
O lucr o r eal (base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jur ídica) é o lucr o líquido do per íodo de apur ação aj ustado pelas adições, exclusões ou compensações pr escr itas ou autor izadas pela legislação, obser vando-se que o lucr o líquido deve ser apur ado com obser vância dos métodos e cr itér ios contábeis vigentes em 31.12.2007.
Por sua vez, as pessoas j ur ídicas tr ibutadas pelo IRPJ no r egime do lucr o r eal devem deter minar o valor da Contr ibuição S ocial sobr e o Lucr o
(CS L) devida no final do per íodo com base no r esultado aj ustado, assim consider ado o lucr o líquido do per íodo de apur ação antes da pr ovisão par a o IRPJ, aj ustado pelas adições pr escr itas e pelas exclusões ou compensações autor izadas pelas nor mas que r egem essa contr ibuição.
Em decor r ência da complexidade da legislação que disciplina esses 2 tr ibutos, é comum sur gir em dúvidas sobr e valor es que devem ser adicionados e valor es que podem ser excluídos do lucr o líquido.
Par a ser vir como r oteir o e, ao mesmo tempo, como mater ial de consulta, os quadr os a seguir r esumem as pr incipais adições e