Spda
Bacharelado em Engenharia Elétrica –
Depto. de Engenharia
Resumo
O raio é um fenômeno que vem intrigando o homem, tanto pelo som alto reproduzido, como pelos danos deixados onde passam. Civilizações antigas acreditavam que eles eram manipulados por deuses,quando alguém era atingido acreditava-se que tinham irritado os deuses, outros achavam que era algo especial, que seu funeral seria diferenciado com algumas honrarias.
Com o passar do tempo o homem descobriu que o raio é um fenômeno elétrico e que deve ser levado ao solo o mais rápido possível para minimizar seus efeitos. O primeiro homem a desconfiar de tal fenômeno foi Benjamin Franklin (1752), que introduziu uma haste metálica em um determinado local e percebeu que o raio era atraído diretamente para a mesma e descarregado no solo. Após alguns anos pode-se notar que algumas edificações foram atingidas por raios que não caíram na haste metálica, assim sendo foi reformulado para saber qual o melhor lugar e ângulo para fixa – lá (Gay Lussac,séc.XVIII) e assim começou a esboçar os primeiros projetos de proteção,cujo matriz era um ângulo pré definido.
Vale ressaltar que o raio é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível e aleatório, tanto em relação ás suas características elétricas como em relação aos efeitos destruidores decorrentes de sua incidência sobre as edificações.
Palavras-chave: Fenômeno. Raio. Haste
Introdução
Este trabalho tem como objetivo levar a conhecimento de todos algumas orientações de como se implantar sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (Para Raio).
As orientações que estão nesse trabalho foram extraídas das normas técnicas NBR5419/2001.
2. Revisão Bibliográfica
2.1 Fenômeno Raio
Os raios são produzidos em nuvens da família D2,ou seja,são nuvens densas com desenvolvimento vertical e de grandes altitudes