Sparta
Esparta encontra-se numa região de terras apropriadas para o cultivo da vinha e da oliveira. Na Antiguidade era uma cidade de caráter militarista e oligárquico, nunca tendo desenvolvido uma área urbana importante. O governo de Esparta tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e às autoridades.
Em Esparta, os homens eram na sua maioria soldados e foram responsáveis pelo avanço das técnicas militares, melhorando e desenvolvendo um treino, organização e disciplina nunca vistos até então.
Relativamente ao poder, Atenas era a principal rival de Esparta e foi ela que liderou as cidades-estado gregas na luta contra os invasores persas, em 480 a.C..
A Constituição de Esparta, segundo a tradição, foi escrita por um legislador chamado Licurgo, que teria vivido no século IX a.C..Segundo os espartanos, o primeiro habitante da região se chamava Grover1 . Seu neto, Eurotas deu origem ao rio Eurotas ao dragar os pântanos da Lacônia1 .
Eurotas foi sucedido por Lacedemon, casado com Esparta2 . Lacedemon mudou o nome da região para o seu e fundou a cidade de Esparta2 - de modo que na época clássica os espartanos também eram chamados de lacedemônios[carece de fontes].
Várias gerações depois, Héracles interveio em Esparta, reinstalando o rei Tíndaro, que havia sido deposto por seu irmão Hipocoonte3 .
Durante as