soul sister
Uma das mais importantes inovações em gestão foi o trabalho desenvolvido, precisamente, por Sloan na GM. Há algo comparável, no terreno prático, mais recentemente?
Sim, há uma excelente comparação - a Intel de Andy Grove, tal como foi descrita por Burgelman em «Strategy is Destiny», a que já me referi.
Acha que, durante o período da Nova Economia, a estratégia foi muito maltratada, como o acusou Michael Porter na revista Harvard Business Review?
A nova economia baseia-se em muito mais do que apenas nova tecnologia; baseia-se sobretudo numa revolução tecnológica baseada nas comunicações electrónicas. O conceito de estratégia não muda. A estratégia permanece o destino, mas as estratégias das empresas individuais têm de ser redefinidas de modo a usufruírem da vantagem da nova tecnologia electrónica.
Com os últimos acontecimentos em torno do caso da Enron, a classe dos gestores não está a ser posta em causa no seu poder discricionário? Não estaremos próximo do fim do papel da classe de gestores e dos seus "amigos" do negócio da auditoria e da consultoria?
Eu considero os gestores da Enron, assim como os dessas firmas de contabilidade, como parte da classe gestora. Assumo que os últimos continuarão objectivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adopção das acções adequadas e afectação de recursos para atingir esses objectivos Chandler realizou uma investigação histórica com quatro grandes empresasamericanas – a DuPont, a General Motors, a Standard Oil Co. (New Jersey) e aSears Roebuck
E
Co. –
Relacionou as mudanças estruturais com a estratégia de negócios
, demonstrando como a sua estrutura foi sendo