filosofia
Representada por artistas como Donna Summer, Chic, KC & The Sunchine Band, The O`Jays e A Taste Of Honey, a DISCO MUSIC gerou bilhões de dólares por ano
Escrito por
Tatiana Ivanovici – 02/10/2010
A DISCO MUSIC, também conhecida como “discothéque”, é um estilo musical que surgiu a partir da fusão de elementos como o soul, jazz, original funk e música latina. A origem do movimento DISCO está no início dos anos 70, nas discotecas de Chicago, Nova York e Filadélfia.
Atingiu o auge com a abertura da casa Studio 54 – em Nova York – e com o lançamento do filme “Embalos de Sábado à Noite“, em 1977. Época em que a DISCO se espalhou pelas rádios, gravadoras e discotecas. Representada por artistas como Donna Summer, Chic, KC & The Sunchine Band, The O`Jays e A Taste Of Honey, a DISCO MUSIC gerou bilhões de dólares por ano.
No entanto, a DISCO MUSIC foi sabotada pela elite preconceituosa e rockeira norte-americana, que se sentia ameaçada pelo sucesso do estilo e pela liberdade comportamental que reinava nas pistas de dança. Foi o movimento musical que reuniu negros, brancos e latinos pela primeira vez num mesmo ambiente.
Disco Suck´s foi um movimento idealizado por esta parte da sociedade que era contra a DISCO, e culminou na queima de milhares de vinis num estádio em Chicago, em 1978. Mas a queima de discos não foi suficiente para apagar as luzes desse estilo musical que sobrevive até hoje sob diversas denominações, além de ser influência freqüentemente citada por diversos artistas dos mais variados segmentos como Madonna, Mano Brown, entre outros. Tudo isso por causa da musicalidade presente no estilo, que levava pra dentro de estúdios de gravações orquestras pra fazer as chamadas “cordas” pro acompanhamentos das bandas.
Já no Brasil tivemos até novela influenciada pela DISCO, “Dancing Days” era o nome da discoteca onde se passava toda a trama. Foi na pista de dança