cultura brasileira
País com a população mais miscigenada do planeta, o Brasil é um espaço de diversas religiões, crenças, simbologias, culinária, costumes e tantas outras manifestações culturais. Tamanha diversidade faz do Brasil um caldeirão onde os estilos de misturam, lhe conferindo características culturais únicas.
Na grande extensão territorial brasileira, expressões como a música caipira, danças europeias, ritos da capoeira, cantos indígenas, batidas do maracatu, a malandragem do samba e o barulho das guitarras roqueiras se unem ao sotaque típico de cada uma de suas regiões, reproduzindo, de uma maneira única e contagiante, a história e atualidade de seu povo.
Nessas terras, o artesanato indígena se mistura a quadros de artistas contemporâneos, as pessankas ucranianas (ovos decorados) dividem espaço com sandálias nordestinas feitas de couro e vendidas em feirinhas culturais, e assim acontece com tantos outros produtos e traços do tão diversificado povo brasileiro. Da mesma forma, obras arquitetônicas de estilos que vão do Barroco ao Pós-moderno se unem a um imenso número de obras literárias, teatrais e cinematográficas ampliando ainda mais as ricas manifestações nacionais.
Por fim, dentre tantas riquezas e bens da cultura brasileira, alguns são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) como Patrimônio Cultural da Humanidade. Assim definidos estão os seguintes patrimônios brasileiros: A cidade histórica de Ouro Preto (1980)
O centro histórico de Olinda (1982)
As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões (1983)
O centro histórico de Salvador (1985)
O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1985)
Brasília (Plano Piloto) (1987)
O Parque Nacional da Serra da Capivara (1991)
O centro histórico de São Luís (1997)
O centro histórico de Diamantina (1999)
O centro histórico da Cidade de Goiás (2001)