Sosim
R.: O Núcleo do sistema, é responsável por “conversar” diretamente com o hardware, tendo diversas funções. Como Tratar interrupções e exceções; Criar e eliminar processos; etc.
-O Que é mudança do modo de acesso?
R.: é o que permite sempre que um programa necessite executar uma instrução privilegiada, a solicitação deve ser realizada através de uma chamada a uma system call, que altera o modo de acesso do processador do modo usuário para o modo kernel. Ao término da execução da rotina do sistema, o modo de acesso retorna para o modo usuário.
-Porque as rotinas do SO possuem instruções privilegiadas?
R.: O sistema operacional controla tudo, apenas ele que diz se está certo ou errado. Ele é responsável por situações que pode causar riscos ao Hardware ou Software. No Modo kernel consegue administrar a memória de forma ampla e tem que saber a hora que tudo deve acontecer. Para gerenciar uma memória, liberar o espaço de memória utilizado por um aplicativo. Operações deste tipo, são delicadas e devem ser executadas com segurança. Para evitar erros e intenções maliciosas, apenas o sistema operacional consegue fazer isso, e só realmente faz se estiver seguro.
-Quais as vantagens do modelo máquina virtual?
R.: Facilita o aperfeiçoamento e testes de novos sistemas operacionais; Possibilita a comparação de vários sistemas operacionais utilizando o mesmo equipamento; Executa diferentes sistemas operacionais sobre o mesmo hardware, simultaneamente; Simula alterações e falhas no hardware para testes ou reconfiguração de um sistema operacional, provendo confiabilidade e escalabilidade para as aplicações; Diminuição de custos com hardware; Facilidades no gerenciamento, migração e replicação de computadores, aplicações ou sistemas operacionais; Confiança e disponibilidade: A falha de um software não prejudica os demais serviços.
-Defina o conceito cliente/servidor com modelo microkernel.
R.: É um sistema de chamadas cliente-servidor, o cliente,