Segurança de computadores
Segurança de computadores
Segurança de computadores é o esforço em implementar métodos e tecnologias para garantir que um computador ou rede de computadores será usado apenas, e devidamente, por pessoas autorizadas.
O conceito de segurança na área de informática surgiu ao longo do desenvolvimento dessa tecnologia e obteve maior atenção por parte dos administradores de sistemas quando as redes e principalmente a Internet foram desenvolvidas, já que era possível compartilhar quaisquer tipos de dados e informações para qualquer lugar do mundo, assim usuários domésticos e empresariais necessitavam de proteção contra os ataques de hackers e vírus. Com essa necessidade surgiram diversas empresas que desenvolvem as mais variadas soluções, desde o foro da criptografia asistemas especializados.
Um computador (ou sistema computacional) é dito seguro se este atende a três requisitos básicos relacionados aos recursos que o compõem: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
A confidencialidade diz que a informação só está disponível para aqueles devidamente autorizados; a integridade diz que a informação não é destruída ou corrompida e o sistema tem um desempenho correto, e a disponibilidade diz que os serviços/recursos do sistema estão disponíveis sempre que forem necessários.
Alguns exemplos de violações a cada um desses requisitos são:
Confidencialidade: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e lê todas as informações contidas nele;
Integridade: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e altera informações;
Disponibilidade: o seu provedor sofre uma grande sobrecarga de dados ou um ataque de negação de serviço e por este motivo você fica impossibilitado de enviar documentos.
Por que devo me preocupar com a segurança do meu computador?
Computadores domésticos são utilizados para realizar inúmeras tarefas, tais como: transações financeiras, sejam elas bancárias ou mesmo compra de