Sopro M Gico F
Agrupamento de Escolas de Penacova
Físico - Química A
Experiência do sopro mágico
Introdução
O objetivo desta experiência é observar como a fenolftaleína reage em determinadas soluções.
A fenolftaleína (C20H14O4) é um indicador de pH. Esta, é frequentemente utilizada em soluções ácido-base, sendo que a sua cor muda. Nas soluções ácidas é incolor e nas básicas é rosa/carmim.
No decorrer da experiência vamos verificar isso mesmo, o comportamento da fenolftaleína nos meios ácidos e básicos. Nos meios ácidos através do dióxido de carbono (na expiração) e no meio básico através da solução de bicarbonato de sódio com água.
Materiais
5 Gobelés de 250 mL
1 Palhinha
Proveta
Água
Fenolftaleína
Bicarbonato de sódio
Álcool
Procedimento
1. Num gobelé adicionar 200 mL de água e 5 g bicarbonato de sódio e com o auxílio da vareta de vidro, mexer bem até dissolver;
2. No outro gobelé adicionar 2/3 gotas de fenolftaleína com 40 mL de álcool, mexer bem e acrescentar 10 mL de água;
3. Para um terceiro gobelé misturar a primeira solução com a segunda;
4. Com a palhinha soprar para dentro do gobelé e observar o que está a acontecer.
Discussão
1. Porque é que ao juntar a solução de bicarbonato de sódio e água com a solução de fenolftaleína, álcool e água esta ficou com uma cor carmim?
2. Porque é que a mistura de solução quando se soprou ficou incolor?
Conclusão
A fenolftaleína é um indicador ácido-base, uma substância que apresenta uma determinada cor no meio ácido e outra em meio básico (conforme o pH da solução).
Ao soprar para a solução, através da “palhinha” o dióxido de carbono da expiração vai reagir com a solução e formar ácido carbónico e a fenolftaleína vai perder a cor, rosa e ficar incolor, o que quer dizer que a solução ficou ácida.
Durante a expiração liberta-se dióxido de carbono. Na experiência, quando se sopra através da “palhinha” o dióxido de carbono libertado