Relatorio Determina o Acidez do Vinagre enviar
1 Introdução
A titulação padrão serve para determinar a concentração de uma determinada substância ao lhe reagir com outra de concentração já conhecida. Esse processo também pode ser chamado de titulação por solução de padrão primário e secundário.
O padrão primário
Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária. Um padrão primário deve atender às seguintes condições:
1. Deve ser de fácil obtenção, purificação, secagem e preservação em estado puro;
2. Deve permanecer inalterada ao ar durante a pesagem. Durante a estocagem, a composição do padrão deve permanecer invariável;
3. A substância deve proporcionar testes de impurezas mediante ensaios qualitativos ou de outra natureza, com a sensibilidade conhecida (o total de impurezas não deverá exceder, em geral, 0,01 a 0,02%);
4. Deve ter uma massa molecular relativamente elevada, a fim de que os erros de pesagem possam ser desprezíveis;
5. A substância deve ser facilmente solúvel nas condições em que será empregada;
6. A reação com a solução padrão deve ser estequiométrica e praticamente instantânea. O erro de titulação deve ser desprezível, ou fácil de determinar exatamente por método experimental.
Na prática, é difícil obter um padrão primário ideal, e usualmente se faz um compromisso entre as exigências ideais mencionadas.
Os sais hidratados, como regra, não constituem bons padrões em virtude da dificuldade de secagem eficaz. No entanto, sais que não e florescem, como o tetraborato de sódio, Na2B4O7 · 10H2O, e o sulfato de cobre, CuSO4· 5H2O, mostram-se, na prática, padrões secundários satisfatórios (Mendes et al, 2004).
O padrão secundário
Um padrão secundário é uma substância que pode ser usada nas padronizações,