sonho grande
PREFÁCIO
Jim Collins estava conduzindo uma discussão sobre o modelo de gestão utilizado no Walmart, pelo empresário Sam Walton, num MBA, na qual uma verdadeira grandeza deve se desenvolver e prosperar independente de qualquer líder individual. Esse tema gerou polemica, principalmente com um executivo brasileiro,sócio de um banco de investimentos garantia, Jorge Paulo Lemann, que convidou o professor, para ir ao Brasil, compartilhar suas ideias com seus dois sócios Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira. Banqueiros que sonhavam em construir a maior empresa de cerveja do mundo e comprar a Anheuser-Busch no processo, aí começou a relação de amizade entre eles, que já existe há quase duas décadas. O principal motivo para essa aproximação foi o fato de ambos se questionarem a mesma coisa: O que é preciso para construir uma grande empresa duradoura?
As 10 principais lições aprendidas por Jim Collin ao longo da jornada de relacionamento entre esse grupo:
1) Invista Sempre – e acima de tudo – nas pessoas: Filosofia: melhor dar uma chance as pessoas talentosas, mesmo que novatas, e se decepcionar no caminho, do que não acreditar nelas, eles acreditam e investem e desafiam os talentos, para construir a empresa e vê-las experimentar a alegria de realizar um grande sonho.
2) Sustente o Impulso com um Grande Sonho: Recrutar as melhores pessoas e dar à elas coisas grandes para fazer, para que elas foquem sua energia nos desafios propostos e repita esse processo indefinidamente com outras pessoas, como os grandes alpinistas necessitam de grandes montanhas para escalar, sempre e indefinidamente.
3) Crie uma cultura meritocrática com incentivos alinhados: mistura de três ingredientes – remunerar e promover funcionários com base apenas em seu desempenho.
4) Você pode Exportar uma ótima cultura para setores e geografias amplamente divergentes: A cultura não é um apoio à estratégia; a cultura é a estratégia.
5) Concentre-se em Criar algo Grande, não