sondas de perfuração
SONDAS DE PERFURAÇÃO TERRESTRE
Giovana Bergonsi Muller
Karine Frossard T. Pinto
Trabalho apresentado à disciplina de Geologia, ministrado pela Professora Karolina Poznyakov, no Curso Técnico de Petróleo e Gás - 1° módulo – Pronatec.
Rio de Janeiro – RJ
Setembro/2014
Introdução
O petróleo e algumas de suas utilidades são conhecidos desde os tempos antigos. Já foi utilizado como iluminante (tochas fumarentas) e até como arma de guerra (fogo grego). Era obtido em exsudações, que são locais onde o petróleo, através de fraturas e fissuras nas rochas, extravasa na superfície. Foi usado por chineses, gregos, romanos, povos do Oriente Médio, no Egito dos Faraós, em várias civilizações antigas.
Uma conjunção de fatores e a visão de um grupo de americanos empreendedores, certamente almejando ganhar dinheiro, resultaram no evento que representa o marco inicial da Exploração de Petróleo, o ciclo de busca sistemática desse bem para utilização em bases industriais e comerciais. Um advogado, George Bissell, emigrando do Sul para o Norte dos Estados Unidos, por problemas de saúde, tomou conhecimento do petróleo minerado nas exsudações da Pensilvânia. Vislumbrando utilizações mais importantes que as medicinais da época para aquele produto, conseguiu convencer um banqueiro de Nova Jersey, que por sua vez encontrou investidores para o projeto. O próximo passo foi contratar um cientista, no caso o professor de química da Universidade de Yale, Benjamim Silliman, que comprovasse as qualidades idealizadas por Bissell para o petróleo. O cientista conseguiu, destilando aquele produto malcheiroso, comprovar a existência de vários subprodutos dentre os quais o querosene e a graxa, que se formavam a diferentes temperaturas.
Restava então descobrir um modo mais eficiente de extrair o petróleo. Existia na época, nos Estados Unidos, uma primitiva indústria de perfuração de poços artesianos para água e também para a obtenção de sal. Foi contratado um