Sondagens
Este trabalho pretende apresentar conceitos básicos da sondagem de solos e suas aplicações dentro da área de construção civil. O estudo da atividade de sondagem servirá como base para a introdução do assunto de fundações da disciplina Construção Civil I.
2. ETIMOLOGIA E IMPORTÂNCIA
Segundo o site Wikipédia (2013), a palavra sondagem tem origem no idioma francês, sendo uma variação de sondage. Inicialmente este vocábulo descrevia as técnicas de exploração marítima, sendo que no francês atual aplica-se a toda e qualquer atividade que envolva operações de amostragem. Na língua portuguesa, a palavra pode coincidir com diversas áreas, entre elas a medicina, geologia e estatística. Curiosamente, o idioma bretão diferencia todas as formas de sondagem com termos distintos.
A sondagem que será tema deste trabalho é aquela que se refere à investigação do subsolo. A técnica tem diversas finalidades, tais como exploração de recursos minerais, geoprocessamento, entre outros. Existem várias metodologias de sondagem e é pretendido citar as mais importantes no decorrer deste trabalho.
Dentro da construção civil, o maior interesse da sondagem para o construtor é identificar as características de resistência do solo, de maneira que seja possível avaliar se ele será capaz de receber e distribuir as cargas originárias da construção. Em última instância, será a sondagem do solo que definirá o tipo de fundação a ser utilizado. Para tal, a sondagem deverá conter informações básicas tais como profundidade do nível de água, caracterização do solo e, por fim, sua resistência à penetrabilidade.
Desta forma, depreende-se que uma sondagem executada de forma criteriosa é o primeiro passo para que uma construção possa ser bem feita, sendo, inclusive, preconizada pela NBR 6122 – Projeto e execução de fundações, em seu item 4.3. Aliás, não deixa de ser conhecimento vulgar que, antes que algo seja construído, é necessário saber onde estão sendo apoiados os alicerces.