Sondagem
Elaboramos, também uma frase, repetindo três palavras já ditadas, para observar se os alunos voltam a escrever essa palavra de forma semelhante , ou seja, se a escrita dessa palavra permanece estável , mesmo no contexto de uma frase.
Carinhosa
Bonita
Beijo
Mãe
A mãe é bonita e carinhosa.
(Palavras e frase do campo semântico)
Aplicamos a sondagem no fundo da sala de aula, para que a criança ficasse mais a vontade e não fosse importunada pelos demais durante o seu processo de escrita.
Escolhemos três alunos: C.H, E. e M. E., ambos de 7 anos. Foi muito interessante observar as três crianças, ficou estampado as dúvidas, os seus porquês; a forma de pensar , e como eles buscavam tirar suas dúvidas usando o que tinham em sala de aula; e a leitura que faziam em seguida, após a nossa solicitação, sempre apontando com o dedo, para marcá-la a sua oralidade.
O C. H. (7 anos) , pensou bastante com valor e caminhou ao processo silábico alfabético .
A E. (7 anos), refletiu bastante antes de escrever , esta no processo silábica alfabética.
A M. E. (7 anos), pensou bastante e usou as mesmas letras do seu nome , processo pré-silábica.
Tivemos assim um retrato do processo de aprendizagem dos alunos, C. H., E. e M. E., naquele momento representado na sondagem, que nos revelou o que eles já sabiam, sobre o sistema de representação da escrita alfabética.
A partir disso, direcionamos as atividades pedagógicas com as intervenções necessárias para o avanço na leitura e na escrita .
Para o professor, a sondagem é um poderoso instrumento para o seu planejamento das atividades de leitura e de escrita, assim, como para a definição das parcerias de trabalho entre os alunos, que chamamos de agrupamentos.