Sondagem
SONDAGEM A TRADO
SONDAGEM À PERCUSSÃO
SONDAGEM ROTATIVA
Santa Cruz do Sul
2015
INTRODUÇÃO
As sondagens são estudos importantíssimos para a construção de qualquer edificação sobre um terreno. A execução de sondagens, de acordo com a norma técnica NBR 6484 (ABNT, 1984/2001), é o ensaio de campo mínimo para conhecimento de algumas informações do subsolo.
Estas informações serão úteis para a avaliação do comportamento das fundações de uma edificação. Sua função principal é permitir uma avaliação prévia das condições geológicas e de resistência do subsolo ao longo da profundidade, para que o Projeto Geotécnico e de Fundações possa ser realizado.
Ao longo do trabalho será desenvolvida a descrição dos seguintes tipos de sondagem: a Trado, à Percussão, Rotativa e Mista.
DESENVOLVIMENTO
Sondagem a Trado: é um método de investigação que utiliza como instrumento a trado. É feita manualmente, de pequeno diâmetro e profundidade rasa. Busca coletar amostras deformadas para realizar ensaios em laboratório, para determinar o perfil estratigráfico do solo em pequenas profundidades, identificar o nível d’água, sem obter os índices de resistências. Trado é um tipo de amostrador de solo, constituído por lâminas cortantes, que podem ser compostas por uma ou duas peças, de forma helicoidal ou de forma convexa, respectivamente.
Sondagem à Percussão: também conhecida por Sondagem SPT, abreviação de “Standart Penetration Test”, é o ensaio mais utilizado na construção civil. Permite a determinação do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade ou consistência dos solos arenosos ou argilosos, respectivamente, e também a determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície. Os resultados possibilitam escolher entre o tipo de fundação mais adequado, e pelas