Sonda Nasoenteral
Nasoenteral
Definição
Sonda nasoenteral: é uma sonda colocada pelo nariz (cavidade nasal/oral) que chega até o intestino (por isso a expressão enteral, que provém de intestino). Ela leva alimento que deve ser o mais simples possível em sua composição visto que ao chegar no intestino uma grande parte do processo digestivo já deveria ter sido realizado. Esse alimento mais simples permite que haja uma absorção mais completa pelas micro vilosidades que existem no intestino e que são responsáveis pela absorção dos nutrientes. Esse tipo de sonda só deve ser realizado por um profissional de nível superior (médico ou enfermeiro) e a sua manutenção é muito simples. Resumindo, sondagem nasoenteral é a introdução através da cavidade nasal/oral de uma sonda de poliuretano ou outro material, posicionada no estômago, duodeno ou jejuno, com objetivo de disponibilizar uma via de acesso para nutrição.
Finalidade
As sondas nasoenterais têm a finalidade de permitir uma alimentação controlada para os pacientes que são incapazes de garantir a ingestão calórica proteica adequada e para a administração de medicamentos. A sonda nasoenteral é utilizada quando o paciente permanece um tempo inferior a seis semanas sem alimentar-se por via oral. Após este período é indicada a ostomia (buraco) realizado na parede do abdômen, para a passagem da dieta enteral.
Indicação
Quando o paciente apresentar risco nutricional ou desnutrição, por apresentar ingestão inadequada para suprir suas necessidades diárias: trauma, anorexia, alcoolismo, queimaduras.
Quando o trato digestivo está funcionante ou parcialmente funcionante.
Quando o paciente não pode se alimentar: inconsciente, feridas orais, AVC (Acidente Vascular
Cerebral).
Quando o paciente não se alimenta, pois sente dor ou desconforto: doenças gastrintestinais graves, pancreatite, quimo e radioterapia.
Quando o paciente apresenta alguma disfunção no trato gastrintestinal: fístulas,