Sonambulismo
1. Introdução 2
2. Estudando a consciência 3
2.1 Definições / Conceito 3
3. Sono 4
3.1 Teorias do sono 4
3.2 Ciclos de estágios de sono 5
4. Sonhos 7
5. Sonambulismo 9
5.1 Prevalência 9
5.2 Características 10
5.3 Causas 10
5.4 Fatores de Risco 11
5.5 Comportamento violento 11
5.6 Tratamento 11
6. Discussão 13
7. Conclusão 15
8. Referências Bibliográficas 16
1. Introdução
O sonambulismo ocorre nos estados alterados da consciência. Segundo alguns teóricos, é considerado como um distúrbio benigno que geralmente ocorre em crianças até sua puberdade, mas pode acometer adultos em menor porcentagem.
Acontece durante o sono REM (REM¹ – “rapid-eye-movement”), onde a consciência encontra-se em estado alterado. Os indivíduos desenvolvem habilidades motoras comuns ou de alta complexidade. Suas funções motoras despertam enquanto a consciência dorme.
Dormir fora de casa pode ser algo comum para a maioria das pessoas, mas para aquelas que apresentam sonambulismo, torna-se uma atividade que gera insegurança e desconforto, pois durante a noite poderá cometer atitudes que venham constrangê-la no dia seguinte e das quais não se recordará.
A seguir enfatizaremos o assunto explorando suas principais características.
¹ - O termo sono REM é bastante usado na litaratura em Português. Sua tradução literal, MRO, não é utilizada. Além de ser chamado de sono paradoxal, o sono REM também é conhecido como sono dessincronizado, pois a atividade elétrica cortical registrada no EEG (eletroencefalograma) é um padrão dessincronizado, semelhante ao do estado de vigília e diferente do padrão dos Estágios 1,2,3 e 4 do sono, em que o EEG registra um padrão sincronizado.
2. Estudando a consciência
No final do século XIX, quando a Psicologia estabeleceu-se como uma disciplina científica, ela foi inicialmente definida como o “estudo da consciência humana”. Mas,