SOMOS CRIAS DESTA ATIVIDADE QUE NOS FAZ HUMANOS EM BUSCA DA SUPERA O DOS LIMITES IMPOSTOS
— QUE ACONTECEU? — PERGUNTOU PEDRINHO, AO VÊ-LO CHEGAR TODO ARREPIADO E COM OS OLHOS CHEIOS DE SUSTO. - ESTÁ COM CARA DE MARQUÊS QUE VIU ONÇA...
— NÃO VI, MAS QUASE VI! — RESPONDEU RABICÓ, TOMANDO FÔLEGO. OUVI UM MIADO ESQUISITO E DEI COM UNS RASTOS MAIS ESQUISITOS AINDA. NÃO CONHEÇO ONÇA, QUE DIZEM SER UM GATÃO ASSIM DO TAMANHO DUM BEZERRO. ORA, O MIADO QUE OUVI ERA DE GATO, MAS MUITO MAIS FORTE, E OS RASTOS TAMBÉM ERAM DE GATO, MAS MUITO MAIORES. LOGO, ERA ONÇA.
ASSIM COMEÇA O LIVRO AS CAÇADAS DE PEDRINHO, LIVRO QUE O MENINO TADEU UM DIA ENCONTROU ENTRE UM AMONTOADO DE LIVROS EMPOEIRADOS LARGADOS NUMA SALA DA ESTAÇÃO DE SUA CIDADE... ALI COMEÇAVA O INICIO DE UMA AVENTURA SURPREENDENTE QUE NEM MONTEIRO LOBATO COM TODA SUA CRIATIVIDADE IMAGINARIA. A BUSCA PELO CONHECIMENTO VERDADEIRO COMEÇAVA A GANHAR CORPO, POIS NÃO BASTAVA APENAS LER, MAS CONHECER OS CAMINHOS POR ONDE O CONHECIMENTO SE FORJA. PARA QUE NUM FUTURO PUDESSE RESPONDER COM PROPRIEDADE EM UMA SESSÃO QUE A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO E SABEDORIA ESTÁ NA MANEIRA COMO VOCÊ APLICA O QUE APRENDEU.
CONVIVENDO COM VOSSA PESSOA, MESTRE TADEU, PUDEMOS COMPREENDER O SENTIDO DO INOVAR COM COERÊNCIA E DA BUSCA POR ALTERNATIVAS CADA VEZ MAIS CONSISTENTES DENTRO DA CAMINHADA. APRENDEMOS QUE ENSINAR ESTÁ NA DIMENSÃO DA DOAÇÃO, DA PARTILHA, DA ENTREGA. POIS ENSINAR É COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA QUE O CONHECIMENTO NOS DOTA NESTA VIDA, EXPERIÊNCIA QUE ESTÁ EM NÓS, POR NÓS E QUE VAI ALÉM, BEM ALÉM DE NÓS.
OS ALUNOS DESTE TEMPO DE AGORA VIVENCIARAM NA PRÁTICA “O QUE JÁ FOI DITO ACERTADAMENTE QUE EDUCAR NÃO É ENCHER