Somos capazes
2012 SolidWorks - Graus de liberdade
© 1995-2014 Dassault Systèmes. Todos os direitos reservados.
Graus de liberdade
Um corpo rígido sem restrições no espaço tem seis graus de liberdade: três translacionais e três rotacionais. Ele pode se mover ao longo dos seus eixos X, Y e Z e rotação em torno dos seus eixos X, Y e
Z. Quando você adiciona uma restrição, como um posicionamento concêntrico, entre dois corpos, remove graus de liberdade entre eles. Os dois corpos permanecem restritos, posicionados em relação um ao outro, sejam quais forem os movimentos ou forças no mecanismo. Você pode usar posicionamentos para restringir o movimento removendo vários graus de liberdade.
Por exemplo, um posicionamento concêntrico remove dois graus de liberdade translacional e dois graus de liberdade rotacional entre dois corpos rígidos. Adicionar um posicionamento de distância ou coincidente a faces remove o grau de liberdade translacional final. Se cada corpo rígido tiver um ponto na junção na linha de centro do posicionamento concêntrico, estes dois pontos permanecem com a mesma distância entre eles. Eles podem girar somente com relação um ao outro em torno de um eixo, a linha de centro do posicionamento concêntrico. Esta combinação de posicionamentos gera uma junção de um só grau de liberdade, pois permite uma única rotação entre os corpos rígidos.
Quando você usa o estudo de Análise de Movimento para calcular movimentos, ele calcula o número de graus de liberdade no seu mecanismo e remove os posicionamentos redundantes conforme determina e soluciona as equações de movimento para a montagem.
Quando um mecanismo tem um loop fechado, como uma articulação de quatro barras, podem haver posições redundantes. Há três posicionamentos redundantes em uma articulação de quatro barras quando todos os posicionamentos são concêntricos. Isso ocorre porque cada lado do loop (começando no chão) restringe a biela a ficar no plano da montagem.
O software