somente o liberto pode libertar
EDUCAR DEVERIA IR MAIS ALÉM DA MERA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS. MAS, INFELISMENTE NÃO É ASSIM QUE VEM ACONTECENDO NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. O DAGMATISMO AINDA IMPERA NO MEIO EDUCACIONAL, POIS NA MAIORIA DAS VEZES, O QUE SE VÊ É UM ENSINO REPRODUTOR DA SABER, QUE SE LIMITA AO CONHECIMENTO ESTABELECIDO, COM CONCEITOS ANTIGOS.
O PROBLEMA DO ATUAL SISTEMA EDUCACIONAL , É QUE ELE ESTÁ FORMANDO INDIVÍDUOS PARA SEREM DO MESMO MODO, OU SEJA, LIMITADOS À UM CONHECIMENTO IMPOSITOR. UM ENSINO LIBERTADOR IRÁ CONTRIBUIR TANTO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO EDUCANDO QUANTO PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. POIS O ALUNO PODERÁ REFLETIR SOBRE SUAS ESCOLHAS, A FORMA COMO VÊ O MUNDO E SUAS QUESTÕES, A PENSAREM POR SI MESMA, A TER SUAS RESPONSABILIDADES, E SUA INFLU^NCIA NO MEIO EM QUE VIVE.
SENDO ASSIM, A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TEM UM PAPEL IMPORTANTE NO PROCESSO DA LIBERDADE EDUCAÇIONAL. ELA IRÁ AUXILIAR NA PROCURA POR NOVAS POSSIBILIDADES, NOVAS RESPOSTAS, NOVOS CAMINHOS, ENXERGANDO ALÉM DO QUE JÁ FOI NESTABELECIDO.
PARA QUE HAJA UMA MUDANÇA REVOLUCIONÁRIA NA EDUCAÇÃO, SERÁ PRECISO VENCER O DESAFIO DE LIBERTA-SE DESSE ENSINO DAGMÁTICO O QUE NÃO É UMA TAREFA TÃO FÁCIL ASSIM. MAS PARA QUE ALINOS CONSIGAM A LIBERDADE SERÁ PRECISO ANTES, QUE OS EDUCADORES SE LIBERTEM DESSE SISTEMA. POIS SENDO O PROFESSOR, O RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO NA SALA DE AULA, ELE PRECISA ESTER LIBERTO, PARA ASSIM, MOSTRAR O CAMINHO DA LIBERDADE AOS ALINOS.
POIS EDUCAR VAI MAIS ALÉM DE UM SIMPLIS FOLHEAR LIVROS E DECORAR . A EDUCAÇÃO DE VE SER UM PROCESSO ONDE O EDUCADOR DEVE FAZER COM QUE O EDUCANDO TENHA O DESEJO DE SE LIBERTAR, POIS SÓ ASSIM PODERA TRANSFORMAR-SE E TRANSFORMAR A SOCIEDADE. E É NESTE MOMENTO QUE O PROFESSOR SE DEPARA COM UM GRANDE PROBLEMA, A DESIGULADADE NA EDUCAÇAO BRASILEIRA ONDE ALGUNS SÃO PRIVILEGIADOS E OUTOS OS QUE REALMENTE DESEJAM FAZER ESSA TRANFORMAÇÃO NÃO CONSEGUEM, POR CONTA DE UM SISTEMA QUE VALORISA